segunda-feira, 11 de abril de 2011

Hematoma Extradural

O traumatismo craniano atinge na sua maioria das vezes pacientes jovens e em idade produtiva, provocando elevados custos econômicos e humanos. O CDC ( Centers for Disease Control) registra a cada ano nos Estados Unidos 1,4 milhões de pacientes com trauma craniano, desses 50000 morrem e 235 mil serão hospitalizados.
O Hematoma Extradural (HED) é um dos tipos de lesão decorrente do traumatismo craniano, o impacto inicial do trauma leva a fratura do crânio e deslocamento da dura-máter provocando lesão de vasos durais (ramos da artéria meningea média). A maioria dos HED são localizados na fossa média porque alem de ser porção mais fina do crânio (porção escamosa do osso temporal) é justamente nesta posição que localiza a artéria meningea média.
O HED é menos frequente no idoso porque a dura-máter esta extremamente aderida ao osso e em crianças pequenas esta lesão tambem é extremamente rara porque a dura-máter é ralativamente solta do osso suprajacente, e isso evita a lesão vascular comcomitante. É muito característico do HED o intervalo lúcido, até 60% dos pacientes chegam a emergência conscientes, passada algumas horas ocorre a deterioração da consciência, provavelmente pela expansão do hematoma e compressão cerebral. A imagem característica do HED na tomografia de crânio é bi-convexa. (Ver tomografia a baixo)


Nenhum comentário:

Postar um comentário